logo

Deputada Mabel Canto e vereadora Joce Canto participam de reunião com Secretário de Saúde de PG

  • 6671
  • 6672
  • 6673
22/10/2021 16:42:27


A deputada Mabel Canto (PSC), juntamente com vereadora Joce Canto (PSC) e com delegada responsável pelo Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (NUCRIA), Ana Paula Cunha Carvalho, participaram nesta sexta-feira (22) de uma reunião com o secretário de saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Daniel Manjabosco.


Na pauta, o atendimento às crianças vítimas de violência sexual, que anteriormente eram atendidas no Pronto Atendimento do Hospital Universitário Materno Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa – HUMAI/UEPG, transferido à UPA Santa Paula, no último dia 30 de setembro.


Segundo Manjabosco, as crianças vítimas de violência poderão ser atendidas em qualquer uma das unidades básicas de saúde de Ponta Grossa, ou na UPA Santa Paula, onde serão imediatamente encaminhadas ao HUMAI, que realizará o atendimento especializado.


Na oportunidade, Mabel Canto e Joce Canto reivindicaram ao secretário, além da reabertura do Pronto Atendimento Infantil no HUMAI, a revisão da medida adotada pela administração municipal, que através do Decreto Municipal n.º 19.477, publicado na última terça-feira (19), restringiu o transporte de pacientes nos veículos da prefeitura, anteriormente utilizados para Tratamento Fora do Domicílio, autorizando a utilização dos carros, somente nos casos de pacientes recém transplantados e de pacientes cadeirantes, quando não houver disponibilidade de vans e ônibus adaptado.


Dessa forma, os demais pacientes – antes transportados por carros - terão que ser transportados nos ônibus que fazem esse serviço, contratados pela administração municipal e que retornam à cidade, apenas no final do dia.


Mabel Canto está preocupada com a perda da qualidade no transporte de pacientes como o menino Otávio, que realiza sessões de quimioterapia em Curitiba e no retorno, tem náuseas e vômito.