logo

Deputada Mabel revela que acordo com Pedageira é de apenas 4 meses e não de um ano

  • 7403
30/11/2021 18:40:48

A deputada Mabel Canto (PSC) questionou nesta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa do Paraná, a informação divulgada pela Secretaria de Infraestrutura e Logística - SEIL e o Departamento de Estradas e Rodagens - DER de que o Estado teria fechado acordo com a concessionária “Caminhos do Paraná” para manutenção dos serviços durante mais 365 dias, nas rodovias até então administradas pela pedageira.


Conforme tem divulgado os órgãos estaduais, o acordo prevê que a referida pedageira irá continuar a prestar os serviços de guincho mecânico, de ambulâncias para atendimento pré-hospitalar, mantendo o centro de controle de operações e telefone para emergência 0800, além da guarda patrimonial dos bens móveis e imóveis que serão revertidos para o Estado.


Segundo a parlamentar ponta-grossense, diferentemente do que está sendo divulgado enganosamente pela SEIL e pelo DER em toda a imprensa estadual, o prazo acordado entre o Estado e a concessionária Caminhos do Paraná é de apenas 4 meses, a contar de 28/11/2021.


Após o questionamento da parlamentar, o líder do Governo na ALEP, Hussein Bakri, confirmou que o prazo do acordo realmente é de apenas 4 meses.
Outro detalhe não mencionado pelo governo é que o acordo firmado entre as partes possui um limite de gasto mensal no valor de R$ 2,2 milhões, o que  não se sabe ser suficiente para cobrir os custos com os serviços ao usuário dentro do acordo.
Os trechos administrados até então pela concessionária “Caminhos do Paraná” são os seguintes:


BR-277: entre São Luís do Purunã e Guarapuava (203,5 km)
BR-373: entre Relógio e o entroncamento com a BR-376, próximo a Ponta Grossa (101,5 km)
BR-476: entre Araucária e a Lapa (43 km)