logo

Prefeitura de PG recebe equipe de Cambé para conhecer Sala do Empreendedor nos Cras

  • 10876
  • 10877
06/07/2022 15:49:49

Na terça-feira (5), a Prefeitura de Ponta Grossa recebeu equipe de profissionais da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Cambé para conhecer detalhes sobre o funcionamento do projeto Sala do Empreendedor nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A equipe de Cambé foi recepcionada na Sala do Empreendedor de Ponta Grossa por equipes da Agência de Inovação e Desenvolvimento e da Fundação de Assistência Social (FASPG), que atuam como parceiras no projeto.

Para a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani de Mira, é um privilégio poder apresentar a política pública municipal de fomento ao empreendedorismo. “Para nós, é importante receber estas visitas técnicas para apresentar o trabalho, porque compartilhar conhecimento é o primeiro passo para uma cidade que pretende ser inteligente. Percebemos que esta é uma política pública que tem dado resultado, já que outros municípios têm vindo buscar informações para replicar. Isso mostra que estamos no caminho certo e conseguindo, de fato, fazer esta mudança de concepção quando unimos secretarias”, frisa.

Além dos serviços básicos no atendimento diário, como orientações e encaminhamentos sobre abertura de empresas e formalização, os CRAS também oferecem serviços avançados, como formalização de novos empreendedores, com um cronograma de atendimento itinerante da Sala do Empreendedor. “Foi um prazer receber a secretária e as assistentes sociais de Cambé, trocar experiências e apresentar para elas o Projeto Sala do empreendedor no CRAS, uma maneira de contribuir com a emancipação dos usuários da assistência social, implementando os serviços socioassistenciais já executados de inclusão produtiva”, afirma a presidente da FASPG, Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira.

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania de Cambé, Lucilene Diorio, por sua vez, avalia que a troca de experiências foi bastante positiva, uma vez que o objetivo comum é a inclusão das pessoas nas públicas. “Estamos levando muito conhecimento para o nosso município e, com certeza, vamos colocar em prática. Quem ganha é sempre a população do nosso município e do estado”, completa.

A Sala do Empreendedor nos CRAS acontece em Ponta Grossa desde 2019, nos dez centros, com objetivo de descentralizar os atendimentos para quem já é usuário da Sala e fortalecer a política pública de apoio ao pequeno empreendedor.

Presenças

Além da secretária municipal de Assistência Social de Cambé, estiveram em Ponta Grossa a diretora de Gestão do SUAS, Juliana Dorta Lopes; a assistente social, Fernanda Aparecida de Carvalho; a psicóloga, Cristiane Ribeiro de Souza Luz, e técnicas da Diretoria de Proteção Social Básica.