Caminhonetes de influencer são autuadas por infrações graves no centro de Ponta Grossa
Assim como já ocorreu em diversas cidades do Brasil, a equipe do influencer Cesar Rincon foi abordada na madrugada deste sábado (26) em Ponta Grossa. Durante patrulhamento na Avenida Dr. Vicente Machado, agentes de Trânsito e Segurança Viária flagraram três caminhonetes realizando manobras irregulares, com ocupantes filmando e tirando fotos com o corpo para fora dos veículos e avançando semáforos vermelhos.
Na madrugada deste sábado (26), por volta das 03h40, agentes da Divisão de Trânsito e Segurança Viária de Ponta Grossa realizaram uma abordagem preventiva a três caminhonetes que circulavam de maneira irregular pela Avenida Dr. Vicente Machado, região central da cidade.
Durante patrulhamento de rotina, as equipes flagraram os veículos, pertencentes à equipe do influencer Cesar Rincon, realizando manobras perigosas. Entre as irregularidades constatadas estavam o uso de luzes de LED acopladas nas caixas de roda, ocupantes com o corpo parcialmente para fora dos veículos durante filmagens e fotos, além da passagem por cruzamentos com o semáforo em sinal vermelho.
Diante da situação, foi solicitado apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) para garantir a segurança na abordagem. Durante a fiscalização, foi verificado que os veículos não possuíam débitos pendentes. No entanto, um dos condutores estava inabilitado para dirigir. A todos os motoristas foi oferecido o teste do etilômetro: dois recusaram, mas não apresentavam sinais visíveis de embriaguez, e um realizou o teste, obtendo resultado de 0,00 mg/L.
As infrações registradas resultaram na lavratura de diversos Autos de Infração de Trânsito (AITs), conforme os seguintes artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):
Art. 165-A: Recusar-se a se submeter ao teste do bafômetro — infração gravíssima.
Art. 208: Avançar o sinal vermelho do semáforo — infração gravíssima.
Art. 230, inciso XIII: Conduzir veículo com equipamento ou acessório proibido — infração grave.
Art. 235: Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo — infração grave.
Art. 162, inciso I: Dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — infração gravíssima.
Art. 164 combinado com 162, inciso I: Permitir que pessoa não habilitada conduza o veículo — infração gravíssima.
Após os procedimentos, os veículos foram liberados para condutores devidamente habilitados e em condições de seguir viagem com segurança.
A ação integra as atividades de combate ao crime de trânsito e de fiscalização preventiva desenvolvidas pela Trânsito e Segurança Viária de Ponta Grossa.