Ação contra a dengue da Prefeitura mobiliza profissionais no Jardim Carvalho
Mais de 100 profissionais, entre agentes de endemias e de saúde, estudantes e professores de instituições de ensino, além de equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Ponta Grossa Ambiental, foram mobilizados para uma grande ação de combate à dengue nesta quarta-feira (30), na região do bairro Jardim Carvalho.
A ação se dividiu em duas frentes: enquanto equipes prestaram atendimento à população no estacionamento da Igreja Santo Antônio, inclusive com aplicação de vacinas e coleta de testes rápidos, agentes comunitários de saúde e de endemias se dividiram para visitar residências e comércios da região. Em cada local, os moradores e comerciantes receberam orientações sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti. Nos espaços em que foram verificados possíveis focos de transmissão, os locais receberam limpeza e os focos, por consequência, foram combatidos.
Durante as orientações, as agentes reforçam a importância de a população manter seu ambiente, seja profissional ou residencial, livre de focos do mosquito. Além disso, é reforçada a orientação sobre os riscos da automedicação para quem sofre com os sintomas da doença.
“O cuidado precisa seguir durante todo o ano, principalmente porque temos cada vez mais instabilidade nas temperaturas e um cenário que ainda possibilita a transmissão rápida da doença no Município. Por isso, nosso objetivo é levar ações deste porte para todas as regiões estratégicas da cidade”, aponta Cleiber Flores, diretor de Vigilância em Saúde da FMS.
Próximos passos
Na próxima semana, as visitas de casa em casa serão realizadas na Vila Santo Antônio e no Parque Auto Estrada, levando a mobilização do combate à dengue para os bairros da Ronda e Nova Rússia. “Independente das ações em campo, é fundamental que a população faça sua parte e nos ajude a vencer esta batalha”, ressalta a presidente Liliam Brandalise.