logo

Depois de 24 anos em busca do filho sequestrado, pais conseguem encontrá-lo!

  • 4787
  • 4788
  • 4789
22/07/2021 22:31:32

Por quase 24 anos, uma família chinesa não poupou esforços para encontrar seu filho, que havia sido sequestrado. O pai cruzou o país de moto, com banners exibindo a foto do menino, na época com dois anos, e nesta semana, a busca por Guo Gangtang enfim terminou. Os pais reencontram o filho, que agora tem 26 anos, depois de a polícia encontrar seu DNA, de acordo com o Ministério de Segurança Pública da China, segundo o The New York Times.

Guo Gangtang desapareceu em 21 de setembro de 1997, quando brincava na porta de sua casa enquanto sua mãe cozinhava dentro de casa. Os pais, com a ajuda de vizinhos e amigos, se espalharam pela região buscando pelo menino, mas não houve sucesso. Foi quando o pai resolveu procurar o filho por conta própria.


 

Guo viajou a China de moto em busca de seu filho — Foto: Reprodução/Weibo

Sua viagem pela China o tornou uma espécie de herói nacional, e ele ganhou até um filme inspirado em sua história em 2015. Três anos antes, Guo fundou uma organização para ajudar outros pais a encontrar seus filhos desaparecidos, e disse que apoiou dezenas de outras famílias, mesmo que sua própria busca continuasse sem sucesso.

Mas, em junho deste ano, o Ministério da Segurança Pública identificou, através de tecnologia de reconhecimento facial, um professor em Shandong, que poderia ser Guo Gangtang, e um exame de DNA confirmou a identidade. Posteriormente, as autoridades disseram que prenderam uma mulher de sobrenome Tang e um homem de sobrenome Hu. De acordo com a mídia estatal, Tang sequestrou o menino e o entregou a Hu, que o vendeu. Ambos confessaram.

Direitos autorais: reprodução YouTube/BBC News.

 

Após o reencontro, Guo Gangtang afirmou que continuaria morando com a família que o criou, mas que visitaria seus pais biológicos com frequência. E o pai disse não guardar nenhum ressentimento em relação ao casal que criou seu filho. “Nosso filho foi encontrado. De agora em diante, só resta a felicidade”.

Historicamente, segundo pesquisas da Universidade de Xiamen, na China, o sequestro de crianças estava ligado, em parte, à política chinesa do filho único. No auge da aplicação da política nas décadas de 1980 e 1990, alguns casais recorreram à compra de meninos no mercado negro para garantir que eles teriam um filho.

Quando o governo encerrou a política em  2015, os sequestros relatados caíram drasticamente. Além disso, avanços tecnológicos, como um banco de dados nacional de DNA de crianças desaparecidas, penas criminais mais rígidas e maior conscientização pública sobre o tráfico de crianças também ajudaram a conter o problema, de acordo com o diretor executivo de um centro de combate ao tráfico da Universidade de Ciência Política e Direito da China.