logo

Prefeitura de Ponta Grossa e Estado assinam termo de compromisso no Esporte

  • 5728
27/08/2021 19:55:18

A Prefeitura de Ponta Grossa assinou nesta quinta-feira (26) com a  Superintendência de Esportes do Paraná termos de cooperação para novos projetos esportivos na cidade. A iniciativa contempla duas ciclorrotas, que fazem parte do Programa Pedala Paraná, e a adesão na formação de profissionais para instruir atletas paralímpicos. A reunião foi no campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Ponta Grossa está comprometida para a realização dos projetos Pedala Paraná, Pedala Solidário, Frente Paranaense pela Educação Paralímpica,  em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Jogos Paranaenses e o Paraná Bom de Bola. O Programa Pedala Paraná, em sua fase inicial, já conta 80 ciclorrotas para fomentar o ciclismo e o turismo dos 399 municípios paranaenses. “Em 2017,  trabalhamos com o turismo e uma das ações que realizamos foi Salão do Turismo. Ali percebi que nós temos tantas iniciativas boas para o ciclismo. E hoje é uma prática relevante em nossa cidade. Agora estamos unidos em uma ferramenta, do Paraná, que é importante para nós, para o nosso turismo e para o nosso esporte, que precisam ser explorados.”, comenta a prefeita Elizabeth Schmidt.

 

O superintendente Hélio Wirbiski reforçou a importância do programa Pedala Paraná, “Não é um simples passeio de ciclismo. É um programa do Governo do Estado para que nós pudéssemos apoiar o turismo. Ou seja, o esporte como condutor do turismo. Assinamos 80 ciclorrotas para o programa e já prevemos mais 100 para o ano que vem”, destaca.

 Segundo ele, a assinatura da parceria da Prefeitura de Ponta Grossa com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para o Programa Frente pela Educação Paralímpica, também será um passo importante para o incentivo e a melhor preparação dos profissionais para auxiliarem atletas com deficiência. “Ontem tivemos boas notícias, dois atletas que participam do Programa Geração Olímpica do Paraná ganharam medalhas nas Paralimpíadas de Tóquio. A ideia é capacitar toda a comunidade esportiva pelo CPB para a geração de novos atletas paralímpicos paranaenses.”, conta.


Ponta Grossa confirmou presença nas competições dos Jogos Abertos do Paraná (Japs) e Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), e sediará as modalidades de basquetebol, bocha, bolão, handebol e voleibol.

Estiveram presentes no encontro, o superintendente do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, o secretário da Secretaria Municipal de Esportes (SMESP), Marco Aurelio Raasch, e como representante do reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate.