logo

Espaço seguro para mulheres: Tenda lilás orienta sobre importunação sexual no Carnaval de Ponta Grossa

  • 18320
07/02/2024 00:52:39

O Carnaval em Ponta Grossa será um espaço mais seguro para as mulheres no que se trata da importunação sexual em eventos públicos. A Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social, por meio do Departamento da Mulher, estará com uma tenda, da cor lilás, montada para orientações de mulheres que possam vir a sofrer abusos. Na terça-feira (6), os servidores tiveram um treinamento para atendimento ao público.

“Beijos e abraços roubados, toques inconvenientes, passar a mão em mulheres de maneira inapropriada, levantar o vestido de uma mulher, entre outros atos libidinosos e de cunho sexual serão enquadrados como crime de importunação sexual. Estaremos nos eventos públicos do Carnaval 2024 vigilantes e disponíveis para orientar as mulheres para que, em caso de excessos, possam tomar as medidas cabíveis contra a importunação sexual”, diz a secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Denise Belo.

De acordo com a secretária municipal, o crime de importunação pode ser entendido como um ato libidinoso praticado contra alguém sem que a vítima concorde, com o fim de satisfazer o prazer do ofensor ou de terceiro.

“Enquanto poder público, não podemos fechar os olhos ou mesmo banalizar atos que desrespeitem as mulheres nas festividades do Carnaval. Por mais que seja um período festivo, o respeito deve estar em primeiro lugar, considerando que este tipo de abuso é considerado crime”, destaca.

A coordenadora da Casa da Mulher em Ponta Grossa, Camila Sanches, explica que, em caso de testemunhar uma situação de importunação sexual, as pessoas ao redor devem primeiramente apoiar a vítima, agindo tanto em seu auxílio, como também em realizar a denúncia, se colocando à disposição para testemunhar sobre o ocorrido.

“É preciso ter em mente que a omissão também ajuda a perpetuar a violência, pois cria uma ideia de que há uma tolerância generalizada a ela. Devido a isso, é de grande importância que as pessoas que estejam ao redor atuem de maneira a proteger a vítima do abuso”, diz Camila.

As mulheres vítimas de importunação sexual podem fazer as denúncias pelos telefones:

180 – Central de Atendimento à Mulheres
181 – Disque denúncias
153 – Guarda Municipal
190 – Polícia Militar

A tenda destinada à orientações sobre importunação sexual estará monta nos seguintes eventos de Carnaval:

SEXTA:
Abertura oficial, Concurso da Rainha, Concurso do Rei Momo, Concurso de Fantasias às 19h00 – Parque Ambiental. Após Festa no Ambiental até 22h00

SÁBADO:
Bloco dos Polacos – 14h00 às 18h00 – Praça Barão de Guaraúna
Desfile das Escolas de Samba – 20h00 – Avenida Vicente Machado
Após Festa no Ambiental até 22h00

DOMINGO:
Matinê Infantil – 15h00 – Parque Ambiental
Bloco do Zé Pelintra – das 14 às 18h00 Feira do Produtor
Desfile e Concurso de Blocos – 19h00 Avenida Vicente Machado
Após Festa no Ambiental até 22h00

SEGUNDA:
Matinê da Melhor Idade -15h00 no Parque Ambiental
Bloco Arco Íris – 14 às 18h00 na Feira do Produtor
Desfile das Campeãs – 19h00 Avenida Vicente Machado
Após Festa no Ambiental até 22h00

TERÇA:
Bloco da XV – 14 às 18h00 na Rua XV de Novembro
Festa no Ambiental a partir das 19h00
Após Festa no Ambiental até 22h00