logo

2º Quartel de Bombeiro Integrado do Paraná é inaugurado em Manoel Ribas

  • 19001
  • 19002
  • 19003
  • 19004
27/03/2024 09:03:50

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) inaugurou na terça-feira (26), em Manoel Ribas, na região Central, a segunda unidade de Quartel de Bombeiro Integrado do Estado. A iniciativa consiste no trabalho conjunto de bombeiros militares e agentes da Defesa Civil em cidades com menos de 60 mil habitantes, por meio de convênio entre a prefeitura e o CBMPR.

De acordo com a legislação que rege o tema, em vigor desde novembro do ano passado, a Corporação é responsável pela direção e coordenação dos atendimentos prestados por parte da equipe local.

“É uma parceria em que a gente consegue potencializar os serviços prestados e com isso todos vão sentir a diferença, na questão de equipamentos, viaturas. Manoel Ribas começa a ficar mais independente nos atendimentos emergenciais, não só do Corpo de Bombeiros, mas também da Defesa Civil”, disse o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior.

Para implementar o projeto no município, o quartel foi reformado pela prefeitura, e a estrutura reforçada com um novo caminhão de resgate e combate a incêndio. A partir de agora, a unidade, que antes era um Posto de Bombeiro Comunitário, passa a contar com três bombeiros militares e dois agentes da Defesa Civil.

 

São considerados agentes da Defesa Civil os servidores municipais ou de consórcio de municípios com formação no Programa Brigada Comunitária. Sua função é de apoio durante as missões, trabalhando sempre sob a supervisão de um bombeiro militar.

A finalidade desse tipo de unidade é atuar de forma integrada nas operações de prevenção, combate a incêndio e a desastres, buscas, salvamentos e socorros públicos. Além da cidade de Manoel Ribas, esse grupo vai atuar em operações de socorro nas regiões de Cândido de Abreu e Nova Tebas.

“A implantação do modelo de Bombeiro Integrado em Manoel Ribas representa uma grande conquista para a população da região e para nós do 1° Subgrupamento de Bombeiros Independente, que passará a ter condições de atender de forma mais ágil e com maior qualidade às demandas”, destacou a comandante do 1º SGBI, major Geovana Angeli Messias.

“Embora estejamos iniciando os trabalhos com uma estrutura enxuta, o passo que estamos dando hoje é o marco que precisávamos para expandir os serviços de bombeiros na região garantindo a efetiva ação do Estado nos socorros públicos”, complementou.

 

SIATE – A solenidade marcou também o início do Serviço de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) na cidade, com a entrega simbólica de uma ambulância pela Secretaria de Saúde (Sesa). A medida amplia a capacidade de resposta do 1º Subgrupamento de Bombeiros Independente (1º SGBI), com sede em Ivaiporã, e do qual faz parte o quartel de Manoel Ribas.

O Subgrupamento passa a ter duas ambulâncias para atender aos 11 municípios sob sua responsabilidade – além de Ivaiporã, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Godoy Moreira, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Nova Tebas e São João do Ivaí.

PRIMEIRO QUARTEL – O primeiro quartel transformado em Posto de Bombeiro Integrado do Paraná foi o de Ibaiti, no Norte Pioneiro, que trabalha no novo formato desde 1º de fevereiro deste ano. O efetivo é composto por 10 bombeiros militares e 12 agentes da Defesa Civil.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes; o prefeito de Manoel Ribas, José Carlos Corona; o prefeito de Nova Tebas e presidente da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), Clodoaldo Fernandes dos Santos; e a diretora da 22ª regional de Saúde, Sílvia Bovo.